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A estruturação de uma área de TI envolve, antes de tudo, o estudo e conhecimento da empresa, considerando seu tamanho, tipo de negócio e desenvolvimento futuro.
Uma área de Tecnologia da Informação engloba as áreas de:
Sistemas - onde os atividades da empresa são estudadas, para se determinar os melhores meios para realizá-las. Lá devem estar os profissionais de informática com visão do negócio, relacionamento e capacidade de diálogo, para levantar e documentar sistematicamente os objetivos e necessidades operacionais de cada órgão, promovendo, de forma integrada, a melhor utilização dos recursos e aderência entre sistemas administrativos e computacionais. Para isto, também se ocupa, em conjunto com as outras áreas, da pesquisa de novas tecnologias e da necessidade de treinamentos.
Desenvolvimento - criação de software - onde são analisados e escritos os programas que comporão os sistemas da empresa, bem como definidas quais tecnologias serão utilizadas, considerando a adequação à empresa e aos recursos disponíveis.
Suporte técnico - infra-estrutura tecnológica - onde se cuida da manutenção dos equipamentos e software, da solução de problemas técnicos dos usuários da empresa, bem como dos aspectos de segurança da informação.
Produção - onde se controla o funcionamento dos equipamentos de processamento e da rede de dados, da alimentação dos dados dos sistemas corporativos, e da execução de cópias de segurança dos dados arquivados.