Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Editada em 18 de abril de 2014, a NBR 16280 é o mais novo referencial para a gestão de reformas em edificações, que precisa ser divulgado para o conhecimento e aplicação prática de proprietários, síndicos e profissionais da engenharia e arquitetura.
O histórico da condução das obras no país registra um alto percentual de irregularidades, principalmente no que se refere a execução de reformas, que são tantas vezes feitas por leigos, quando, para esses processos, é fundamental que a condução seja feita por profissional habilitado, dados os riscos de interferência em elementos de segurança da edificação e seu entorno.
Consequências de obras irregulares tomaram vulto preocupante, com a ocorrência, em 25 de janeiro de 2012, de desmoronamento de edificações no centro do Rio de Janeiro, com vítimas fatais (17 mortes), por causa de reformas internas em um dos andares do Edifício Liberdade, de 20 andares.
Com foco na maior segurança e durabilidade das edificações, foram revisadas as normas NBR 14037, NBR 5674 e surgiram a NBR 15275 e a NBR 16.280, fechando o chamado ciclo virtuoso das normas técnicas .
A gestão de execução de obras de reforma de edificações é assunto de certo nível de complexidade, em função dos múltiplos dispositivos legais e normativos que o regem.
Daí decorre a necessidade de organização metodológica de procedimentos administrativos e técnicos para que se garanta a segurança e a legalidade dessas obras.
Nesse panorama, a Diagrama BR concebeu um Sistema de Gestão para Obras de Reforma em edificações condominiais, com base na nova NBR 16.280, em outras normas técnicas da ABNT e na legislação vigente, que orienta e facilita o controle das execuções de obras na edificação.